Bupropiona Emagrece? Veja Como Tomar e Quais São os Efeitos Colaterais

Na difícil e árdua tarefa de emagrecer, muitas pessoas acabam optando por tomar algum remédio para emagrecer rápido, dentre os diversos medicamentos que existem, um dos mais utilizados é o Bupropiona. Mas será que a Bupropiona emagrece de verdade? Vamos descobrir.

O que é a Bupropiona?

A bupropiona é um medicamento antidepressivo, que é utilizado no tratamento contra o tabagismo. A sua finalidade é reduzir a dependência da nicotina e os sintomas da depressão. A bupropiona é bastante conhecida por ser utilizada no tratamento de hiperatividade, déficit de atenção e também por ajudar a combater os sintomas de doença bipolar.

Muitas pessoas que tomaram esse remédio, confirmam que a bupropiona emagrece, inclusive alguns estudos científicos comprovaram que esse medicamento diminui o apetite do indivíduo, o que resulta no emagrecimento.

Como a Bupropiona Funciona?

bupropiona emagrece em quanto tempo

A bupropiona atua diretamente na norepinefrina e dopamina, ela tem o efeito de inibir a recaptação desses dois neurotransmissores importantíssimos. Mesmo sendo um remédio muito utilizado no combate ao tabagismo, ainda existem alguns mistérios sobre verdadeira causa dos seus efeitos.

De acordo com alguns especialistas, a bupropiona emagrece porque diminui a ansiedade, que por consequência reduz o apetite do indivíduo que acaba emagrecendo mais rápido.

Embora o uso da bupropiona visando o emagrecimento rápido seja muito comum, vale lembrar que o uso desse medicamento no que diz respeito a obesidade ainda não é comprovado, nem regulamentado por nenhuma entidade.

Nos Estados Unidos a bupropiona ainda foi foi aprovada pelo FDA – Food and Drug Administration (órgão governamental responsável pela regulamentação e controle de medicamentos), de acordo com eles, ainda são necessários alguns estudos específicos que comprovem os efeitos do remédio no tratamento contra a obesidade.

Bupropiona Emagrece?

De certa forma sim! O que acontece é que a bupropiona não age diretamente no emagrecimento, como dito anteriormente, ela é um antidepressivo, ou seja, ela combate os efeitos de depressão e ansiedade, que geralmente são um dos causadores do excesso de peso, pois quanto mais ansioso for o indivíduo, mas ele tende a comer.

Dessa forma a bupropiona emagrece porque traz ao indivíduo mais tranquilidade, que resulta na diminuição do apetite e emagrecimento.

Devido aos efeitos colaterais provocados por esse tipo de medicamento, vale lembrar que não é recomendado o uso de antidepressivos no combate ao sobrepeso somente por questões de estética, o mais recomendado é procurar um médico para que ele lhe oriente a melhor maneira de emagrecer com saúde.

Efeitos Colaterais da Bupropiona

A Bupropiona emagrece, mas é um medicamento antidepressivo e pode causar diversos efeitos colaterais. De acordo com especialistas e depoimentos de pessoas que já usaram o medicamento, os efeitos colaterais mais comuns são:

loading...
  • Diminuição do apetite;
  • Boca seca;
  • Alergia;
  • Vômitos e náuseas;
  • Dor na região do abdômen;
  • Palpitações;
  • Sudorese;
  • Irritabilidade;
  • Tremor;
  • Tontura;
  • Dores do estômago;
  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Prisão de ventre;

OBS: Em alguns casos mais raros, os efeitos colaterais podem causar convulsões no indivíduo.

Vale lembrar que os efeitos colaterais podem variar de acordo com o organismo de cada indivíduo, sendo assim, algumas pessoas podem sentir mais esse efeitos, já outras podem não sentir absolutamente nada.

Contraindicação da Bupropiona

Em primeiro lugar, devo ressaltar que o uso da Bupropiona só deve ser feito com recomendação médica. Além disso, em alguns casos esse medicamento é contraindicado para:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pessoas com problemas de epilepsia ou convulsões;
  • Pessoas com histórico de distúrbio alimentar como bulimia ou anorexia nervosa;
  • Pessoas que nos últimos 15 dias fizeram uso de medicamentos tipo inibidores da MAO;
  • entre outros.

Como tomar a Bupropiona

Como se trata de um remédio com fortes efeitos colaterais, o uso adequado vai de acordo com a prescrição médica, por isso, consulte seu médico.

Onde Comprar Bupropiona

Em diversas drogarias é possível encontrar o cloridrato de bupropiona, lembrando que esse medicamento para emagrecer só pode ser comprado com a receita médica, pois somente o médico através de exames específicos poderá indicar a dosagem correta para que os resultados sejam eficazes e seguros para a saúde.

Preço da Bupropiona

Fizemos algumas pesquisas em farmácias online e também em drogarias bem conhecidas e podemos dizer que a Bupropiona custa entre R$ 40 e R$ 100, dependendo do local de compra e da marca do produto.

Concluindo

Podemos afirmar que a bupropiona emagrece, embora esse não seja um medicamento para emagrecer. Vale lembrar que não é recomendado o uso sem indicação médica.

Além disso, em minha humilde opinião, tomar algum remédio para emagrecer deve ser em último caso, já quando a saúde está em risco por conta do excesso de peso. Isso devido ao fortes efeitos colaterais que podem causar problemas ainda mais graves.

Dê prioridade para um emagrecimento natural, com base em uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. Caso queira tomar algum remédio, opte por um remédio natural para emagrecer, pois nesses casos não existem efeitos colaterais que comprometem a sua saúde.

Bupropiona Emagrece? Veja Como Tomar e Quais São os Efeitos Colaterais
4.3 (85.93%) 27 votes

3 Responses em “Bupropiona Emagrece? Veja Como Tomar e Quais São os Efeitos Colaterais”
  1. Denia
  2. Denise
    • Alex Sandro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *